A Lua na agricultura (Hemisfério Sul)
Muitos agricultores adaptam seu calendário de cultivo e poda às fases da Lua, baseando-se no aproveitamento correto da luminosidade da Lua que embora menos intensa que a do Sol, penetra mais fundo no solo e pode acelerar o processo de germinação das sementes.As culturas são também influenciadas pela atração que a Lua exerce sobre os líquidos, sabendo-se que as plantas são compostas de grande porcentagem de água; como também se pode observar nas variações das marés.
Encontra-se o dia mais propício para cada tipo de atividade, observando as fases da Lua e a passagem dela pelos signos do zodíaco, período que leva de 2 a 3 dias para cada signo.
- Lua nova – favorável para o plantio de tubérculos, como a batata e a cenoura. Momento ideal para a poda de árvores, que secando depressa darão boa lenha.
- Lua crescente – período propício para o plantio de mudas, que darão flores belas e viçosas. Momento em que se deve cortar a madeira destinada a construção.
- Lua cheia – período que devemos semear árvores frutíferas. Momento da colheita das plantas medicinais, pois suas hastes estão cheias de seiva.
- Lua minguante – Favorece a colheita de sereais como a ervilha, o feijão, etc. Bem como a poda de árvores e arbustos, pois a seiva existente na planta é menor.
- Lua transitando por signos de fogo – bom para o plantio de frutas, grãos e sementes.
- Lua transitando por signos de terra – bom para o plantio de raízes e principalmente no signo de touro para semeadura.
- Lua transitando por signos de ar – bom para podas.
- Lua transitando por signos de água – bom para o plantio de folhas e legumes que contém muita água, como chuchu, pepino e tomate. A Lua em escorpião é favorável para o plantio de condimentos; em câncer ao plantio em geral e à irrigação.
CORTE DE CABELO
A Lua tem influência também nos processos biológicos animal e vegetal. O fluxo da água em nossos corpos e o da seiva nos vegetais são regidos pelas chamadas marés biológicas. Baseado nisto surgiram algumas regras e noções básicas para o tratamento da saúde e da estética.- Lua nova – não é propício para o corte mas é um bom momento para tingir os cabelos e mudar o penteado.
- Lua crescente – é o momento adequado para cortar os cabelos, para que cresçam rápido e portanto mais finos.
- Lua cheia – da Lua cheia à minguante, os cabelos crescem mais lentamente e aumentam de volume; bom para cabelos finos.
- Lua minguante – da Lua minguante à nova é o período indicado para cortar os cabelos a fim de fortalecê-los; bom para cabelos fracos e quebradiços.
A Lua e o sexo do bebê
Para se saber o sexo do primeiro filho, examina-se a data de nascimento da mãe. Se a Lua nova ocorreu antes de transcorridos nove dias após o nascimento da mãe, a criança será do sexo feminino, isto é, caso a Lua nova tivesse aparecido até o seu nono dia de vida, seu primeiro bebê seria menina.Se a Lua nova apareceu depois de passados nove dias a contar do nascimento da mãe, a criança será do sexo masculino, isto é, se a Lua nova só aparecesse na vida da mamãe do nono dia em diante, o seu primogênito seria um menino.
Para se saber o sexo do segundo filho, examina-se a data de nascimento da criança anterior, sendo necessário contar também os abortos.
Se a Lua nova surgiu a menos de nove dias após o seu nascimento, o novo bebê terá sexo diferente do desse irmão.
Se a Lua nova apareceu mais de nove dias após seu nascimento, o novo bebê será do mesmo sexo que o irmão precedente.
A Lua e a previsão do tempo
– Quando a Lua nova mostra as pontas muito finas, coradas e resplandecentes, isso significa tempestades de vento.– Ventos muito fortes estão previstos quando a Lua cheia apresenta, a sua volta, um círculo com manchas ou com nuvens.
– Quando a Lua surge amarela e traz um círculo roxo, haverá tempestade, pedras e raios.
– Quando as estrelas parecem maiores do que de costume, teremos tormentas ao terceiro dia.
– Quando ao pôr do Sol aparecerem nuvens muito vermelhas, é sinal de ventos. E, se as nuvens se estenderem para o sul, também haverá chuvas.
– Quando o Sol aparece como que côncavo, vem tempestade com aguaceiro.
– Se chove ao pôr do Sol pode vir tempestade de vento no dia seguinte.
– Quando, pela manhã, o Sol se apresenta vermelho, significa que haverá ventos secos em breve.
– Quando as andorinhas voam muito baixo, com as asas quase roçando o solo, ou a água, é sinal de ventos fortíssimos.
– Quando as moscas se ajuntam ao Sol, significa que vai chover.
– É sinal de tempestade quando as vacas cheiram a terra e depois levantem a cabeça para o céu.
– Vem tempestade quando os carneiros e as ovelhas dão topadas uns nos outros e levantam a cabeça para o céu.
– Tempestades estão chegando quando a espuma do mar se espalha por cima das águas em vários lugares.
– É sinal de tormenta quando temos a impressão de que as nuvens se põem nas alturas dos montes.
– Quando os sinos retinem mais do que de costume, é sinal de ventos úmidos.
– Quando as aves aquáticas fogem do mar para a terra, é tempestade e chuvas chegando.
– Quando o Sol se põe muito resplandecente e com manchas azuis e verdes, significa tempestade com aguaceiro e ventos.
A Lua fora de curso
Cada vez que ela passar ou sair de um signo à outro, ela não faz aspecto com nenhum planeta, durante este período, ela está fora de curso, portanto não é bom se iniciar nada, não viajar, não mudar, etc. O indivíduo que nasceu quando a Lua estava fora de curso, é mais propenso a ter problemas emocionais.
A Lua na medicina
Desaconselha-se operações cirúrgicas na época da Lua cheia, pois há riscos de hemorragias. Os efeitos da Lua no fluxo sanguíneo do corpo humano, constatam que a perda de sangue é mais abundante nesta fase. Desaconselha-se também a cirurgia nos dias em que a Lua estiver no signo que rege o órgão a ser operado. Na área da saúde, portanto, é bom mexer na Lua minguante. Só fazer operações cirúrgicas após 72 horas da Lua nova e da Lua cheia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário