o poder

o poder
poder de ajudar, sem nunca prejudicar ninguém

segunda-feira, 16 de julho de 2012

UXI AMARELO


FITOTERAPIA - UXI AMARELO
Endopleura uchi
Nomes comuns: uchi, uxipucu
Parte utilizada: casca
Descrição: O Uxi Amarelo é uma grande árvore que pode alcançar os 30 metros de altura e 1 metro de diâmetro. Sua casca é espessa e a madeira é vermelho-escuro. Seu fruto, uma vagem, pode ter de 5 a 7 cm de comprimento e 4 cm de diâmetro e pesar entre 50 e 70g e pode conter entre 1 e 5 sementes.
Uma camada de aproximadamente 5mm em volta da semente representa a parte comestível do fruto.
Ele é encontrado nas áreas de terra firme e frequentemente forma a parte superior da floresta. Ele é uma das maiores árvores da floresta e é encontrado, frequentemente, acompanhado de outras espécies, formando assim um “uxizal”. Ele prefere os solos arenosos e argilosos, ácidos e bem drenados, por toda a Amazônia.
Utilizações: Uma infusão da casca do uxi amarelo é a principal utilização. Ela é indicada comumente contra os distúrbios menstruais e para alívio das inflamações uterinas, miomas, quistos e hemorragias.
As populações locais têm essa árvore como milagrosa, pelos efeitos curativos que lhe atribuem.
As propriedades de que esta planta goza na medicina popular brasileira são bem vastas, anti-inflamatória, antimutagénica, antioxidante, antitumoral, antiviral, citostática, depurativa, diurética, hipotensora, imunoestimulante, regeneradora celular e vermífuga.
Ainda na medicina popular do Brasil, principalmente para o tratamento de miomas, a infusão da casca de uxi amarelo é consumida em associação à infusão da raiz de unha de gato de forma que, numa parte do dia toma-se uma das infusões e na parte seguinte, a outra infusão. Há vários relatos (sem comprovação científica) de curas extraordinárias.
Os frutos do uxi amarelo são também consumidos pelas populações locais como complemento alimentar.
A casaca do uxi amarelo é muito empregada para a fabricação de remédios.
É utilizada também sob a forma triturada ou em pó, em infusões, por suas propriedades terapêuticas.
Preparação: Utilizar uma colher de sopa (5g) da casca triturada, para 1 litro de água. Manter em ebulição durante 5 minutos.
Beber uma xícara da infusão duas vezes por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário