o poder

o poder
poder de ajudar, sem nunca prejudicar ninguém

domingo, 4 de dezembro de 2011

RITUAIS MÁGICOS DO CAMPO




Se um ovo for colocado na janela ou no canto da porta da casa camponesa no dia de Ascensão, protegerá seus moradores contra qualquer tipo de mal. O ovo ocupa um lugar de destaque nos rituais mágicos do campo. Nem a igreja,nem o racionalismo conseguiram acabar com os costumes, crendices dos antigos. Até hoje na Europa, surgem todos os anos as árvores-de-maio, durante o mês de maio, são resquícios do rito pagão de primavera e fecundidade.
Nas casas antigas, quando demolidas são encontradas restos de animais mortos, como sapos, gatos, também restos de objetos como machado, pontas de lança e flechas. Por outro lado, objetos que trazem boa sorte são enterrados junto ao alicerce. Benzimentos, pequenos rituais, como matar uma galinha no local da construção: Se esta desaparecer, a construção está aprovado pelos elementos da natureza, mas se ela apodrecer no local, significa que o local tem energias negativas.
Enterrar moedas de ouro, prata, cruzes, estatuetas dos santos e da virgem maria, são amuletos de proteção. Colocar chifres no frente da casa, no telhado, é um dos mais poderosos símbolos de proteção.
As carrancas nos prédios europeus, disseminadas pelas construções do mundo todo, é um símbolo de proteção. Principiaram-se nas aldeias compestres e nas embarcações dos Vikings, no povo Celta.
A ferradura, usada nos portais, simbolizam a força e a concentração de energias, bem como círculos, cruzes, estrelas.

A vassoura com o cabo voltado para baixo, também tem funções mágicas como afugentar visitas indesejadas. Posição da cama, ritual no preparo de alimentos, pé de coelho, trevo de quatro folhas e tantos outras crendices, que ainda se arraigam nas pessoas, mostra que apesar da tecnologia e da era moderna, ainda reside no intimo dos povos, a superstição e o temor ao invisível. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário