o poder

o poder
poder de ajudar, sem nunca prejudicar ninguém

domingo, 12 de abril de 2015

numerologia

Números e seus significados na filosofia chinesa

Sempre acabo falando de números e sua relação na vida dos chineses. Mas a cada dia vejo como isso é realmente importante para eles no dia a dia. Quando mudei para casa que vivo hoje, antes de entrar minha ayi (empregada) falou que era uma ótima casa, pois o número é da mesma é 6 -06. Se quiser dar dinheiro de presente e não errar, coloque no envelope algum valor que tenha 8 no final. Mas de preferência sem o numero 4 em qualquer casa decimal.
Os números pares e impares também tem uma polaridade energética dentro da cultura chinesa: os ímpares são energia yang, celestiais (céu, espaço) e masculinos; os pares são energia ying, territoriais (terra, solo) e femininos.
375315_301063559922534_1849953062_n
Não entendo muito disso, mas li que é um determinante para o significado individual dos números, e abaixo tem algumas coisas que achei interessante sobre cada um, do ponto de vista da cultura milenar:
零 – líng – 0 – zero.
Como na nossa cultura, é o nada. Mas ao mesmo tempo é o ilimitado. Os chineses consideram o Tao.
一 – Yī – 1 – um.
O um, no sentido chinês de números lida com a iniciação, início e concepção. É um número auspicioso na mente chinesa. O numero ‘um’ deles tem uma energia que surge diante um novo crescimento e potencial. É o pai, figurativamente falando da família. O 1 corresponde ao rato no horóscopo chinês.
二 – èr  – 2 – dois.
Número dois é a ‘mãe’ do império numérico. É um número par, então vemos a energia feminina / yin, representa o equilíbrio e a passagem do tempo e por isso sua implicação simbólica é legião. Mas dois pode ser ilusório, porque é o número da dualidade. Mas, a partir de dualidade vem mitose (divisão celular levando a individualidade). Dois corresponde ao símbolo do zodíaco chinês do boi.
 – Sān – 3 – três.
Fruto da união dos números 1 e 2, o número três está sempre relacionado com a santidade da vida, descendência e do parto. Três é a primeira onda de metamorfose. O tigre é o símbolo chinês do zodíaco para o número três.
 – Sì – 4 – quatro.
O número quatro é o símbolo da Terra para a filosofia chinesa. Ele também está relacionado com os quatro pontos cardeais que são representados na China por quatro guardiões espirituais: O Dragão, Unicórnio, Kylin, e Phoenix. O número quatro traz um sentido concreto das coisas. O símbolo chinês do zodíaco para o número quatro é o coelho.
 – Wǔ – 5 – cinco.
Cinco é um símbolo de boa sorte E assim , vemos toneladas de associações com o número cinco no mito chinês , filosofia e sabedoria. Este número da sorte ganha o seu status, em parte, de ser uma conjugação do número dois (yin ) e três ( yang). Estas forças combinadas trazem algumas associações intensas: os 5 elementos (madeira, fogo, terra , metal , água), 5 grãos chineses (soja, trigo, arroz , milho, cânhamo ), 5 montanhas sagradas ( TaiShan, HuaShan, SonShan, Henshan e Hengshan), 5 bençãos (riqueza, felicidade, longevidade , sorte e prosperidade). O número cinco dá uma sensação de fundamento, englobando a combinação de elementos que estabelecem o equilíbrio. Quando as coisas são feitas em períodos de cinco anos, o resultado é abençoado (segundo os chineses). Como não poderia deixar de ser, o símbolo chinês do zodíaco para o número cinco é o dragão (animal que representa o imperador).
 – Liù – 6 – seis.
Seis representa longevidade, expansividade e poder celestial. Seis também detêm a qualidade do tempo, tanto a noite como o dia, é segregado em seis divisões diárias (depois falo sobre isso, como o dia é dividido). Então, o número seis contempla os mistérios perenes da vida contidas no poder celestial, foco cósmico e da natureza cíclica do tempo. A serpente é o símbolo chinês do zodíaco para o número seis.
 – Qī – 7 – sete
Sete é o número de um ciclo completo, uma vez que cada fase da Lua dura durante sete dias. Por isso as cerimônias e festivais na China são celebradas no sétimo dia – para selar a perfeição da ocasião e para comemorar a intenção do evento. A filosofia chinesa também considera o número sete como um símbolo de mulher (também ligado com os ciclos lunares femininos). O número sete diz que para tudo há uma construção maior, que sustenta a vida. O símbolo do zodíaco chinês para sete é o cavalo, então esse será um ano ‘7’.
 – Bā – 8 – oito
O número oito representa sentimento de inclusão. Existe uma lenda sobre os oito imortais que foram os primeiros seres humanos a superarem os desafios do mundo e os limites da evolução espiritual. Os chineses consideram o número oito como uma série de iniciações e ascensão espiritual, porque oito representa a força, o “tudo é possível”. A Ovelha é o símbolo do zodíaco chinês para o número oito.
 – Jiǔ – 9 – nove
O significado chinês para o número nove é a conclusão e satisfação. Ele representa um alto padrão de congruência celestial. O símbolo chinês do zodíaco para o número nove é o macaco.
Esses significados citados são do número dentro de uma perspectiva mística e do zodíaco chinês. Mas o significado popular, que na maioria das vezes é definido através da semelhança do som das palavras, pode mudar um pouco essa perspectiva acima em alguns casos. Por isso o 8 é tão amado pelo povo e o 4 tão temido… mas falo sobre esses significados no próximo post!
Zài JIàn!

Nenhum comentário:

Postar um comentário