o poder

o poder
poder de ajudar, sem nunca prejudicar ninguém

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

chakras

Os Sete Chakras

A palavra "chakra" vem do Sânscrito e significa "roda de luz".



Os chakras são centros ou pontos de energia que temos, localizados ao longo da coluna vertebral, os quais activados, restabelecem o equilíbrio entre o corpo e a mente. Todos os chakras estão interligados com uma glândula do nosso corpo físico.

Com o stress e problemas do dia-a-dia, a tendência é fecharmos e “entupirmos” (como um ralo) esses canais energéticos, facto que pode causar inúmeros transtornos no nosso corpo físico e na nossa mente. Daí a importância de mantê-los sempre “limpos” energeticamente.

Há várias maneiras de proceder ao alinhamento e descompressão de energia dos chakras através do Reiki, da Cromoterapia, da Cristaloterapia e das pindas chinesas.

Primeiro chakra (Muladhara):


Também conhecido por: Centro de Segurança.

Localização: O Períneo, o ponto entre o ânus e os órgãos sexuais.
Cor: Vermelho
Partes do Corpo: Sistema linfático, esqueleto (dentes e ossos), glândula da próstata nos homens, plexo sacro, bexiga, o sistema de eliminação e as extremidades inferiores (pernas, pés, tornozelos, etc). Também o nariz, uma vez que é o órgão do sentido do olfacto, e está associado à sobrevivência.
Glândula Endócrina: Glândulas Supra-renais
Sentido: Cheiro / Olfacto
Consciência: Segurança, sobrevivência, confiança, a relação com dinheiro, casa (lar), trabalho. Capacidade para estar enraizado, estar presente no aqui e no agora. Capacidade de alguém se permitir ser nutrido, no sentido de permitir ao seu Eu Interior sentir-se satisfeito. Este chakra também reflecte a ligação da pessoa com a Mãe, e com a Terra-Mãe e de como a pessoa se sente por estar na Terra. Ligação com o corpo físico.
Sintomas ou tensões nas partes do corpo controlados por este chakra indicam tensões nas partes da consciência da pessoa relacionadas com este chakra. Tensão, aqui, é vivida como insegurança, como um filtro perceptível geral. Demasiada tensão é vivida como terror ou ameaça à sobrevivência.
Elemento: Terra
Em equilíbrio: saúde e energia física, alegria de viver, conexão com a realidade e pés firmes na terra, confiança e sensualidade
Em desequilíbrio: artrite, reumatismo, alergias, problemas de coluna, leucemia, baixa vitalidade (pessoa está sempre cansada), distúrbios cardíacos, cerebrais e sexuais.

Segundo chakra: Sacro ou Esplênico (Manipura):


Também conhecido por: Centro de Poder.

Localização: Plexo Solar
Cor: Amarelo
Partes do Corpo: As partes do corpo associadas a este chakra incluem o sistema muscular, a pele enquanto sistema, o intestino grosso, estômago, fígado e glândulas na região do Plexo Solar. Também os olhos, como os órgãos da visão, e a cara, representando figurativamente a cara que se mostra ao mundo.
Glândula Endócrina: Pâncreas
Sentido: Visão
Consciência: Partes da consciência associadas com este chakra incluem percepções relacionadas com poder, controlo e liberdade. A facilidade que cada um tem de ser ele próprio. A actividade mental e o corpo mental também estão associados a este chakra. O chakra do Plexo Solar está ainda associado ao que chamamos personalidade ou ego.
A relação de uma pessoa com o Fogo ou o Sol, pode ser vista como um paralelo da relação da pessoa com as partes da sua consciência que este chakra representa. Alguém sensível ao sol, então, pode ser visto como uma pessoa que tem sensibilidades específicas em relação ao poder, controlo ou liberdade. 
Elemento: Fogo, Sol.
Em equilíbrio: criatividade, riqueza de imaginação, humor mais constante, optimismo, amor principalmente com as crianças
Em desequilíbrio: disfunção de toda a área intestinal, apendicite, problemas renais, baixa vitalidade e dificuldades no parto (sistema reprodutivo)

Terceiro chakra: plexo solar (Svasdisthana):


Também conhecido por: Centro de Sensações, Chakra do Baço, Hara.

Localização: Centro do abdómen
Cor: Laranja
Partes do Corpo: Sistema reprodutor, órgãos sexuais, Plexo Lombar.
Glândula Endócrina: Gónadas
Sentido: Sentido do Gosto – Paladar
Consciência: Este chakra está associado às partes da consciência relacionadas com a alimentação e sexo. É sobre a comunicação do corpo com o seu ser interior, sobre o que o corpo quer e precisa, sobre o que lhe dá prazer. A capacidade da pessoa para ter filhos também está associada a este chakra. Se não houver uma relação clara com o elemento água (associado a este chakra) isso reflecte a relação da pessoa com as partes da sua consciência associadas a este chakra, por exemplo: alimentação, sexo ou ter filhos.
Este chakra também está associado ao corpo emocional e à vontade da pessoa de sentir as suas emoções.
Elemento: Água
Em equilíbrio: alegria, inteligência mais alerta e aguçada, expressa sentimentos com mais espontaneidade, extroversão com equilíbrio
Em desequilíbrio: mau funcionamento do diafragma, diabetes, doenças do pâncreas, aparelho digestivo, vesícula, coração, circulação, colesterol, ansiedade, insónia, medos e culpas.

Quarto chakra: cardíaco (Anahata):


Também conhecido por: Centro do Amor Vivo.

Localização: Centro do Peito
Cor: Verde-esmeralda
Partes do Corpo: Este chakra está associado ao coração, ao sistema sanguíneo, ao plexo cardíaco e ainda aos pulmões e a toda a área do peito.
Glândula Endócrina: Timo, controla o sistema imunológico.
Sentido: Sentido do tacto, no seu aspecto do relacionamento consigo próprio, sendo diferente da sensação do Chakra Laranja, que é mais a sensação que alguém sente do seu próprio corpo. Abraçar, portanto, é uma actividade do Chakra do Coração. Quando dá um abraço a alguém, está consciente do que sente a outra pessoa, noutro corpo, tal como ela tem consciência do que você sente no seu corpo, gerando-se, assim, um sentimento de relacionamento interior entre as duas pessoas.
Sensibilidade em ser tocado indica sensibilidade no Chakra do Coração.
Consciência: Percepções do amor, relacionamentos com pessoas perto do vosso coração, por ex: parceiro, pais, crianças.
Dificuldade em respirar ou com os pulmões, os órgãos do ar, indica tensão no Chakra do Coração. A relação da pessoa com o ar reflecte a sua relação com o amor.
O estilo de vida da pessoa separa-a daqueles que ama, muitas vezes apenas por razões de moral social.
Elemento: Ar
Em equilíbrio: harmonia em todas as áreas da vida, praticar o bem, reeducação, auto-conhecimento e personalidade equilibrada
Em desequilíbrio: ansiedade, isolamento em si mesmo, dúvidas, medos, insegurança, problemas do coração, pressão alta, problemas em mãos, braços, ombros e coluna.

Quinto chakra: laríngeo  (Visuddha):


Também conhecido por: Centro Cornucópia.

Localização: Base da Garganta
Cor: Azul Celeste
Partes do Corpo: Este chakra controla a garganta, o pescoço, os braços e as mãos. Está associado ao plexo cervical.
Sentido: Audição.
Glândula Endócrina: Glândula Tiróide.
Consciência: Os aspectos de Expressar e Receber. Expressar pode significar a forma de comunicar o que alguém quer e sente, ou pode ser uma expressão artística, como um artista a pintar, um bailarino a dançar, um músico a tocar música, usando esse meio para se exprimir e exteriorizar o que está dentro de si. Expressar está relacionado com o Receber, tal como "Pede e receberás".
Este chakra está associado ao ouvir da nossa própria intuição, que nos guia num excelente estado de fluência natural, no qual vemos os nossos objectivos manifestarem-se. Parece que o Universo dá resposta a todas as nossas necessidades, sem qualquer esforço da nossa parte. A Abundância é, assim, associada a este chakra, tal como o aspecto de Receber Incondicionalmente, tão necessário para sabermos aceitar a abundância do Universo.
Este é o primeiro nível de consciência em que nos apercebemos directamente de que existe um outro nível de inteligência e em que experimentamos a interacção com esta outra inteligência.
Metafisicamente, este chakra está relacionado com a criatividade, manifestando-se no mundo físico através do atingir dos objectivos de cada um.
Elemento: O éter, como passagem entre o mundo físico e o mundo do espírito. A nível físico, corresponde ao espaço profundo como o elemento físico mais subtil. Do ponto de vista espiritual, representa a matriz na qual a realidade física se manifesta.
Metaforicamente, representa a relação da pessoa com o seu espaço, o filme que está a decorrer à sua volta.
Em equilíbrio: bom uso da palavra, comunicação com o mundo, dons para artes e músicas, tendência para meditação e assuntos espirituais.
Em desequilíbrio: doenças de garganta, perda de voz, asma e problemas na tiróide.

Sexto chakra: frontal (Ajná):



Também conhecido por: Centro de Consciência Desperta, Terceiro Olho.

Localização: Centro da testa.
Cor: Indigo, Azul Noite
Partes do Corpo: Este chakra está associado à testa, têmporas e plexo da carótida
Glândula Endócrina: Glândula Pituitária
Sentido: Percepções extra-Sensoriais, todos os sentidos internos correspondentes aos sentidos externos, que, no seu todo, são considerados como a comunicação espírito a espírito. Esta refere-se, por exemplo, à clarividência (sentido da visão interior), à clariaudiência (sentido da audição interior), etc.
Consciência: Este chakra está associado ao nível profundo do ser a que chamamos espírito, ao que nós consideramos espiritualidade e à perspectiva espiritual, isto é, o ponto de vista da parte mais profunda do nosso ser, o qual a tradição ocidental designa por inconsciente e subconsciente. É o local onde as nossas verdadeiras motivações se encontram e é o nível de consciência que dirige as nossas acções e, na verdade, as nossas vidas.
É também deste ponto de vista que qualquer um vê eventos no mundo físico como a manifestação da co-criação entre os seres envolvidos nesses eventos.
Elemento: Som interior, o som que qualquer um ouve no seu interior e que não depende de acontecimentos exteriores. Muitas vezes considerado como uma condição patológica pela medicina tradicional. É também visto pelas tradições orientais como um requisito necessário para um maior crescimento espiritual.
Em equilíbrio: “terceiro-olho”, aguça a intuição, consciência cósmica, capacidade telepática, acesso a orientação espiritual, sentimento de felicidade e verdadeira satisfação e realização plena do ser
Em desequilíbrio: prejudica a visão, sinusite, perda de audição, infecções no ouvido e dores de cabeça.

Sétimo chakra: coronário (Sahasrara):



Também conhecido por: Centro da Consciência Cósmica; Centro do "Eu Sou".

Localização: Topo do crânio
Cor: Violeta
Partes do Corpo: Este chakra está associado ao topo da cabeça, cérebro e todo o sistema nervoso.
Glândula Endócrina: Glândula Pineal.
Sentido: Sentido de empatia, unidade, viver a experiência da outra pessoa como estando dentro dela, sendo ela.
Consciência: O Chakra da Coroa representa a parte da nossa consciência relacionada com percepções de unidade ou separação. Tal como o Chakra da Raiz mostra a nossa ligação à Terra-Mãe, este chakra mostra a nossa relação com o Céu. Representa a nossa ligação com o nosso pai biológico, que se torna o modelo da nossa relação com a autoridade e, por último, com o universo. É o nível da Alma.
Quando alguém vive a separação em relação ao seu pai e fecha o Chakra da Coroa, experimenta um sentimento de isolamento e solidão como se estivesse dentro de uma concha, tendo dificuldade em sentir o contacto com os outros. Processos de pensamentos tendem a justificar e manter o sentimento de solidão.
A visão a partir deste chakra inclui vermo-nos como uma consciência singular criando tudo e, paradoxalmente, conectada com tudo, como um sonhador a sonhar e a compreender que, no seu sonho, tudo o que é perceptível é apenas uma extensão da sua própria consciência.
Elemento: Luz Interior, que é o que se vive quando se está na parte mais profunda do nosso ser, como um ponto de consciência a brilhar com inteligência. Também chamada de Luz Branca. Metafisicamente, este é considerado o elemento mais subtil a partir do qual todo o universo físico é criado.
Em equilíbrio: abertura para energias superiores de maneira ilimitada, saúde perfeita em todos os aspectos (físico, emocional e espiritual) e melhor qualidade de vida;
Em desequilíbrio: prejudica o sistema psíquico, distúrbios cerebrais, tonturas, inseguranças e atitudes negativas e incertezas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário